Tardígrado em um musgo |
Isto porque os Tardígrados são conhecidos por serem capazes de sobreviver durante décadas sem alimento ou água, sobreviver tanto em temperaturas próximas do zero absoluto quanto do ponto de ebulição da água, sobreviver tanto em pressões próximas do zero quanto as pressões do assoalho oceânico, e sobreviver diretamente exposto a níveis perigosos de radiação.
O amplo espectro de sobrevivência destes animais foi testado em 2011 fora de um ônibus espacial. Tardígrados são tão resistentes em parte porque eles podem reparar o seu próprio DNA e reduzir o conteúdo de água de seus corpos a poucos porcentos.
Alguns destes ursos d'água miniatura quase se tornaram realmente em extraterrestres recentemente quando foram lançados em direção a Lua marciana Phobos a bordo da missão russa Fobos-Grunt, mas continuaram terrestres mesmos, após o foguete falhar e a cápsula que os continha, permanecer em orbita da Terra.
Tardígrados são mais comuns do que os humanos na Terra. A foto desta reportagem é uma microscopia eletrônica com as cores aprimoradas, mostrando um tardígrado com um milímetro de comprimento rastejando em um musgo.
Fonte: NASA
Foto: Crédito & Copyright: Nicole Ottawa & Oliver Meckes / Eye of Science / Science Source Images
Mais informações: Wikipédia, Jornal Ciência, wikiHow (como fazer do tardígrado um bichinho de estimação)